Outras áreas

Formação Professores Acompanhadores de Dança

Um curso dedicado à formação de Acompanhadores Musicais de Dança, desenvolvido pela Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional que se destina aos alunos do Curso Profissional de Piano, Guitarra, Flauta Transversal e Percussão da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, acolhendo também outros interessados, como estudantes ou profissionais de música.
Com uma duração de 3 meses, o Curso compõe-se de 1 módulo de formação teórica e por um Estágio prático, constituído por 3 módulos de aulas assistidas, partilhadas e participadas.

PÚBLICO-ALVO:

» Alunos do Curso Profissional Piano, Guitarra, Flauta transversal e Percussão da EAMCN,
desenvolvido no âmbito da disciplina de Formação em Contexto de Trabalho (FCT);

» Outros interessados, estudantes ou profissionais de música.

DISPOSIÇÃO FORMAL DO CURSO – 3 MESES

  1. Um Módulo de formação teórica de 12 horas, distribuído por 4 Sábados.
  2. Prática de Estágio: três módulos de aulas
  3. Um Módulo de aulas assistidas;
  4. Um Módulo de aulas partilhadas;
  5. Um Módulo de aulas participadas.

CONDIÇÕES GERAIS

  1. Os Três Módulos integrantes da prática de estágio serão distribuídos, de forma favorável, por 3 meses;
  2. A prática de estágio desenvolver-se-á num contexto de aulas de acompanhamento nos Cursos Livres e no ensino oficial da EADCN;
  3. Ao longo da prática de estágio, cada aluno será assistido por um professor coordenador (professor designado da equipa de formação teórica), coadjuvado por um professor cooperante (professor acompanhador da turma de estágio).

PRÁTICA DE ESTÁGIO: CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

  1. Contexto: aulas dos Cursos Livres e ensino oficial da EADCN;
  2. Local: instalações da EADCN;
  3. Data de início: 2º período do ano letivo 2018/2019;
  4. Horários: a estabelecer de acordo com o horário de FCT, das disciplinas dos Cursos Livres e das disponibilidades dos formandos;
  5. As aulas de TDCont. terão de ser articuladas com o horário da EADCN, no ensino oficial integrado.

AULAS ASSISTIDAS, PARTILHADAS E PARTICIPADAS

  1. As aulas assistidas consistirão na observação da prática do professor acompanhador da turma estabelecida. Intenta-se que o aluno estagiário angarie informação útil que construa um conhecimento adequado da práxis em aula, tais como, os aspetos técnicos, pedagógicos, metodológicos, didáticos e relacionais;
  2. As aulas partilhadas consistem numa colaboração com o professor cooperante, repartindo partes da aula no respetivo acompanhamento musical. Intenta-se que o aluno estagiário entenda e saiba dar continuidade ao trabalho desenvolvido, bem como, dar uma resposta capaz a eventuais requisitos inéditos que, pontualmente, decorram em aula;
  3. As aulas participadas constituem no acompanhamento musical autónomo do formando, no contexto da turma de estágio. Este módulo é o mais prático e aquele que melhor testa a capacidade individual independente do ato de acompanhar dança (com todas as requisições que o processo ensino-aprendizagem exige).

INSCRIÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CANDIDATURA

Prazo de inscrições: 6 de março de 2019

E-mail para inscrição:

– Alunos em regime de FCT pela EAMCN: [email protected]

– E-mail para inscrição – Outros alunos: [email protected]

» Bilhete de identidade ou cartão de cidadão;

» Apresentação de Curriculum Vitae;

» Documento comprovativo do protocolo de estágio da EAMCN
(Alunos em regime de FCT pela EAMCN)

VALOR DA INSCRIÇÃO

– Curso gratuito para os alunos em regime de FCT, ao abrigo do Protocolo estabelecido entre a
EADCN e EAMCN;

– Outros alunos: pagamento de 150 Euros, a transferir para o IBAN: PT50 0781 0112 0112001262113
(Envio de comprovativo do pagamento no e-mail de candidatura)

PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSO NO CURSO:

  1. ACOMPANHAMENTO DE TDC:
  2. Ter conhecimentos na prática do instrumento – Piano;
  3. Execução de uma peça erudita, de escolha livre;
  4. Exercício de improvisação livre – intuição ao movimento;
  5. Disponibilidade de horário para as aulas assistidas e práticas.
  1. ACOMPANHAMENTO DE TDCONT
  2. Ter conhecimentos na prática de um ou mais instrumentos musicais privilegiando o Piano,
    Guitarra, Flauta transversal e Percussão;
  3. Execução de uma peça erudita, de escolha livre;
  4. Exercício de improvisação livre – intuição ao movimento;
  5. Disponibilidade de horário para as aulas assistidas e práticas.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais capacitados para o acompanhamento das aulas de TDC e TDCont., tendo em vista uma valorização pessoal e profissional dos candidatos e a consequente promoção de

conhecimentos práticos a desenvolver no mercado de trabalho. Esta formação constitui um pré-requisito relevante na contratação de acompanhadores musicais por entidades educativas e profissionais na área da dança.

PROGRAMA CURRICULAR GLOBAL TEÓRICO/PRÁTICO

  1. A interligação música/dança e o acompanhamento musical para dança;
  2. Terminologia e estrutura formal da aula de TDC e TDCont;
  3. Sistematização de géneros e estilos musicais na aula de dança, nos diferentes contextos de TDC e TDCont.;
  4. Análise musical de peças e excertos a serem utilizadas em TDC;
  5. Seleção e organização do repertório a ser utilizado em sala de aula;
  6. A improvisação no acompanhamento para dança;
  7. Principais bailados clássicos e variações;
  8. Análise sobre as aulas de TDC para crianças, raparigas e rapazes;
  9. Conhecimento e adequação de repertório nas disciplinas práticas complementares de dança – Pas de Deux, Repertório e Danças de Carácter;
  10. Número de horas de Curso: 40 horas.

HORÁRIOS

FORMAÇÃO TEÓRICA

Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

Sábados – 09, 16, 23 e 30 de março de 2019 (das 9h00 às 13h00).

PRÁTICA DE ESTÁGIO:

Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

Aulas assistidas terão início na semana de 11 de março.

Os restantes módulos precedentes – aulas partilhadas e participadas – serão agendados de acordo com o Professor Acompanhador da aula e com a evolução dos trabalhos da turma de dança.

FINAL DO CURSO

07 de junho de 2019

República Portuguesa | Educação