Outras áreas

Professores

Cyrille de La Barre


Técnica de Dança Clássica – Avançado
Repertório Clássico / Pas de deux – Avançado

Bailarino solista no Ballet da Opera de Paris, Ballet National de Marseille, companhias nacionais de; Nancy, Bonn, Amsterdam e Raleigh. Fundador da Compagnie “Commun Instant. Professor de dança na North Carolina School of the Arts, Fundação Michel Fokine, Conservatório Regional de Avignon e na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal.


Solange Melo


Técnica de Dança Clássica – Intermédio
Repertório Clássico – Intermédio

Natural de Lisboa, nasceu em 1980. Estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação do Mestre Georges Garcia. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1998 onde foi promovida a Bailarina Principal em 2012. De 2005 a 2007, foi bailarina Solista no Ballet Nacional da Noruega. Faz parte do seu repertório a interpretação de bailados incontornáveis do universo clássico, tais como: O Lago dos Cisnes (Odette/ Odile), Giselle (Giselle/Myrtha), A Bela Adormecida (Aurora), Romeu e Julieta (Julieta), Cinderela (Cinderela), O Quebra-Nozes (Clara/Fada do Açúcar), O Pássaro de Fogo, entre muitas outras. Também tem dançado um vasto repertório neo-clássico e contemporâneo de Balanchine, Christopher Wheeldon, Paul Lightfoot/Sol Léon, Hans van Manen, Olga Roriz, Ohad Naharin entre outros. Foi co-autora do espectáculo para crianças Cinderela em bicos de pés e Dó, Ré, Mi, Perlimpimpim. Desenhou figurinos para bailados do coreógrafo Fernando Duarte. Presentemente frequenta o curso de licenciatura em Bussiness Management da Open University do Reino Unido. É também Professora Convidada em várias escolas de dança em Portugal. Em 2018, juntamente com Fernando Duarte, funda e assume a Direção Artística da Dança em Diálogos, sendo Murmúrios de Pedro e Inês o primeiro bailado da plataforma coreográfica.


Sandra Resende


Técnica de Dança Clássica – Elementar
Repertório Clássico – Elementar

Sandra Araújo Kuznetsona Resende completou o curso de 8 anos na E.D.C.N. (Escola de Dança do Conservatório Nacional) e fez uma pós graduação de 2 anos na Academia de Dança Vaganova de São Petersburgo onde obteve o diploma de Bailarina. Dançou em diversas companhias internacionais papéis solistas e principais de diversos ballets de repertório bem como novas criações coreográficas.

As companhias em que trabalhou ao longo da sua carreira:
Mali Theater, São Petersburgo – Russia | Europa Dance – França | C.N.B. – Portugal | N.B.T. – Inglaterra | GregorSeyfertCompagnie, Dessau – Alemanha |  LandesbuhneSachsen, Dresden – Alemanha | Hagen Ballet – Alemanha

Ao longo da sua carreira Sandra Resende participou ainda em diversos festivais internacionais e prémios de renome mundial, entre eles o Festival de Cuba Organizado por Alicia Alonzo, o 1o Festival Internacional de Dança de Dessau e no Prix Benoit de la Dance onde interpretou conjuntamente com o seu partner o pas de deux do ballet Marquis de Sade. Em Outubro de 2016 tornou-se Mestre em ensino da Dança pela ESD. Neste momento Sandra lecciona TDC (Técnica de Dança Clássica) na Escola de Dança do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Dança. Exerceu também funções de ensaiadora e professora convidada no Quorum Ballet, e de professora de TDC do Projecto da Quorum Academy.


Neel Verdorn

Técnica de Dança Contemporânea – Avançado
Oficina Coreográfica – Avançado

Iniciou sua carreira como bailarina nas companhias de dança Reflex e Djazzex.

Neel Verdoorn é coreógrafa frequente e professora de dança moderna na Codarts (Academia de Artes de Roterdão) e criou várias peças para a Codarts Bachelor, Zuricher Hochschule, Eifman Dance Academy e outros estúdios e academias. Neel cria um trabalho cheio de movimento dinâmico – ela procura material animalesco e instintivo, cheio de expressão. Tem um fascínio pela arquitetura e pelo espaço. Esse fascínio é traduzido por estruturas de movimento claras e rígidas que apresentam um novo efeito espacial a cada momento.

Ao longo dos anos, Neel desenvolveu um vocabulário de movimento que consiste no uso de suporte básico versus linhas estendidas. Como coreógrafa, criou trabalhos para as seguintes companhias: Djazzex, Company Budapest Tanzsinhas, Dansgroep Krisztina de Chatel, Aterballeto Itália, Korzo Producties, Ballet Company Pecs, Het Scapino Ballet Rotterdam, Holland Dance festival e International Dance theatre A.Dam.

Desde 2013, criou para o International Dancetheatre ID
Men of the Tango, Crazy blues (prémio dancepublic 2015), Silent Songs, Tango / Mania.
A sua mais recente produção é Hopper e Tin Pan Alley parade, com música ao vivo.


Margarida Belo Costa

Técnica de Dança Contemporânea – Intermédio
Oficina Coreográfica – Intermédio

Iniciou o seu percurso no Atelier da Dança, tornando-se mais tarde, Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Diplomada pela Royal Academy of Dance, os seus estudos desenvolveram-se paralelamente com a Dança Moderna e Contemporânea. Em 2004 ingressou como bailarina no Grupo Experimental de Dança (EVDCR). Licenciada pela Escola Superior de Dança, termina o 1º ano do Mestrado Profissionalizante em Educação ESD-IPL.

Como intérprete, trabalhou com várias companhias, destacando as digressões nacionais e internacionais (Luxemburgo, Roménia, Dinamarca, China, entre outros. Colaborou com: Companhia Quorum Ballet (2013/14); Teatro Mosca (2014/15 e 2019); Teatro Meridional (2016); ACSC António Cabrita e São Castro (2016); Companhia de Dança Contemporânea de Évora (2017/2018); Teatro Nacional São Carlos (2018); Companhia Paulo Ribeiro (2018/2019) e O Espaço do Tempo (2019).

Como criadora, apresentou as peças: Step 1 para o GED-EVDCR (2012); displaced episodes – BOX NOVA- Centro Cultural de Belém (2015); Fall Out – Projeto Quorum (2016); The Place To Be, (2016) para a D.C. Companhia Jovens Bailarinos; co-criou a peça Who Do You Want To Be Today? com Elson Ferreira para o Festival MUSCARIUM#2 (2016); Excuse Me Sir, How Many Stories Can Fit In This Hotel Room? para a Companhia Projeto M (2017); Too Loud Too Specific em co-criação com Elson Ferreira (2018); Promise (2018) para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo; p.s. Carmen (2018) para a Companhia de Dança de Almada e Our Last View Teatro Alighieri, Ravenn, Itália (2019).

Professora em várias escolas de dança em Lisboa, foi convidada a lecionar em cursos e workshops, destacando: Escola Superior de Dança, IPL; Estúdios Vitor Córdon; CAB – Centro Coreográfico Lisboa; Escola da Companhia de Dança de Almada; Quorum Academy; Academia Mdance; Dance Factory; Studio K; Orfeão de Leiria; Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez; DNA – Dance N’ Arts; Formação Olga Roriz – FOR Dance Theatre; PLATE-FORME AWA -Luxemburgo; Be Summer – Performact, entre outros.


Catarina Moreira


Técnica de Dança Contemporânea – Elementar
Oficina Criativa – Elementar

Iniciou os seus estudos de dança na Escola de Dança do Orfeão de Leiria, e concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Dança, na Escola Superior de Dança. Enquanto bailarina intérprete, destacam-se as experiências profissionais como bolseira da Companhia Paulo Ribeiro e como bailarina integrante do elenco da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Lisboa, sob a Direção de Vasco Wellenkamp.

Atualmente lecciona Técnica de Dança Contemporânea na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). Conjuntamente à área da docência, desenvolve um trabalho de criação, na conceção de inúmeras coreografias, no âmbito nacional e internacional, para escolas, galas e eventos, grupos de dança, na orientação de diversos workshops e cursos de dança, e na integração do núcleo de jurados em concursos de dança internacionais. Entre as várias entidades para as quais trabalhou como convidada, nomeiam-se: o Conservatório de Dança de Macau, John Cranko School (Estugarda, Alemanha), Escola de Dança de Perm (Rússia), Associazone Europea Danza (Livorno, Itália), Passo de Arte (Brasil), Academia Vaganova de Ballet Russo (São Petersburgo, Rússia) e Boris Eifman Dance Academy (São Petersburgo, Rússia). Tem-se, igualmente, destacado na preparação de alunos para concursos de Dança internacionais (nas categorias de Dança Contemporânea), bem como na criação das coreografias para as respetivas participações. Neste contexto, alcançou vários prémios de mérito internacional – Medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os alunos intérpretes e Prémios de Melhor Coreógrafa – nomeadamente nos concursos Arabesque Competition (Perm, Rússia), Benjim Dance Competition (China), Eurovision Young Dancers (Noruega, 2011), Jackson’s International Ballet Competition (EUA), Korea International Ballet (Coreia), Prix de Lausanne (Suíça), TanzOlymp Competition Ballet (Berlim), Valentina Kozlova Competition (EUA), Varna Competition Ballet (Polónia) e Youth American Grand Prix Dance Awards (EUA).


Inês Godinho

Barra de Chão

Nascida em Lisboa a 28 de Outubro de 1989, iniciou-se na dança no ano 1992 no Ginásio Clube do Sul e na Royal Academy of Dance. Em 1999 ingressou na Escola de Dança do Conservatório nacional que finalizou em 2007, obtendo o diploma de Bailarina Profissional. Enquanto aluna do Conservatório trabalhou com variados professores e coreógrafos de renome nacional e internacional. Ao longo da sua carreira frequentou vários cursos de dança e workshops, nomeadamente na Royal Ballet School. Em Outubro de 2007 tornou-se membro do Quorum Ballet e desde então, tem dançado todo o repertório da Companhia. Em 2011 coreografa para 6º aniversário da Companhia a sua primeira peça “Eventually we find our way”. Desde então tem sido coreógrafa assídua do Quorum Ballet. Coreografou também para a Escola de Dança do Conservatório Nacional e Projecto Quorum. Em 2014/2015, em conjunto com Filipe Narciso, dá assistência coreográfica a Daniel Cardoso na Companhia Nacional da Albânia (TKOBAP). Lecciona aulas de dança em algumas academias de dança incluindo no Quorum Academy. Em 2016, leva a concurso o dueto ‘Good Morning Sunshine’ através do Quorum Academy e, consegue o 1º lugar em duas distintas competições em Portugal.


Maria Temporão


Danças Urbanas 

Maria Temporão AKA Bgirl MaryRock
Professora de danças urbanas em diversas escolas e colégios, nomeadamente Showit Dance Academy, Colégio Nuclisol Jean Piaget….
Presidente e mentora da ANDA- Associação Almada Não Dorme, Organizadora de diversos eventos urbanos, nomeadamente Festival Urbano de Almada, Let’s Battle, Sunset Battle e espetáculos de dança.
Participação em diversos eventos, assim como palco dança “Sol Da Caparica “Bailarina da companhia artística “Alcateia”.

República Portuguesa | Educação