Outras áreas

Professores

CANCELADO

Cédric Lambrette

Técnica de Dança Clássica
Avançado

Repertório Clássico e Pas de Deux
Avançado

Nascido na Bélgica, Cedric Lambrette formou-se nas escolas de Paris Opera Ballet e Hamburg. Após a sua formação, Cedric dançou com o Royal Danish Ballet por quinze anos. Enquanto continua sua carreira como bailarino, ensina dança clássica internacionalmente etendo side em 2018-2019 professor na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa, Portugal. Desde 2007, Cedric é co-fundador e Diretor Artístico do Concurso Internacional de Coreografia de Copenhague. Atualmente, é diretor de ensaios do Tanz Luzerner Theatre na Suíça.

Fábio Lopez

Técnica de Dança Clássica
Intermédio

Repertório Clássico e Pas de Deux
Intermédio

Companhia de Dança ILLICITE BAYONNE, Diretor e Coreografo residente
Concluiu, em 2004, os seus estudos na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (Portugal), tendo posteriormente frequentado o «Summer Intensive» da Juilliard School (Nova Iorque) e completado a sua formação na Escola-Atelier Rudra Béjart (Suiça). Em 2006, juntou-se ao Malandain Ballet Biarritz, onde interpretou, entre outros, o papel de Teobaldo, em «Romeu e Julieta», da malvada meia-irmã de Cinderela, Javotte, em «Cinderela», ou ainda o «Concerto 21», em «Mozart a 2». Em 2002, ganhou o 3.º Prémio Coreográfico ADAMI/Synodales.
«Poil de carotte», peça concebida em colaboração com o renomado compositor francês Thierry Escaich, foi muito bem recebida pela critica francesa aquando do último «Festival du Temps d’Aimer la Danse 2016». Foi premiado pela Caisse des Dépôts et Consignations, que lhe atribuiu um apoio financeiro importante para o desenvolvimento do seu trabalho coreográfico na temporada 2017/2018 ; foi igualmente coreógrafo convidado, em dezembro de 2017, do Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris. Até 2020, é artista associado da «Plateforme Chorégraphique de Bayonne» “OLDEAK” (França), em conjunto com a sua Companhia de Dança ILLICITE BAYONNE.
Possui, desde 2010, o «Diplôme d’État» de Professor de Dança Clássica. Orientou Workshops e estágios em Israel, na Alemaha, nos Estados Unidos, em Porto Rico, em Espanha, em Itália e em França.
Teve a oportunidade de trabalhar com personalidades como Victor Ullate, Cyril Atanassoff, Maina Gielgud, Violette Verdy, Frank Andersen, Dinna Bjorn, Azari Plissetski, Andrey Klemm, Sylvianne Bayard, Nils Christe, Georges Garcia, Michel Gascard, Lienz Chang, Eva Lopez Crevillon, Urtzi Aramburu, Céline Talon, Thierry Malandain e o proprio Maurice Béjart.

Maria Telo de Abreu

Técnica de Dança Clássica
Elementar

Barra de Chão

Professora registada da RAD (Royal Academy of Dance) e supervisora da Faculty of Education de Londres. Adquiriu a sua formação em Dança entre Lisboa (Centro de Formação de Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e EDCN- Escola de Dança do Conservatório Nacional); Royal Academy of Dance e Faculty of Education (Londres); e Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa onde concluiu o curso de Mestrado em Ensino de Dança em 2014.
Foi aluna bolseira da Royal Academy of Dance nos anos de 1995, 1997 e 1998; Ministério da Educação e BCP- Banco Comercial Português em 1998.
Enquanto aluna concluiu os cursos da Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação do mestre Jorge Garcia; e Royal Academy of Dance onde se formou com Honours sob a orientação da professora June Mitchel.
Dançou profissionalmente durante sete anos na CNB- Companhia Nacional de Bailado onde interpretou inúmeros papéis em bailados do repertório clássico, neoclássico e contemporâneo; tendo-se destacado em bailados como Agon, Who Cares? e Serenade de George Balanchine, e In the Middle Somewhat Elevated de William Forshythe.

Yonel Serrano

Técnica de Dança Contemporânea
Avançado

Oficina Coreográfica
Avançado

Yonel Castilla Serrano nasceu em 1975, vive e trabalha em Portugal, Holanda e Cuba / Havana.

Realizou espectáculos a nível nacional e internacional, como membro de uma das maiores companhias de Dança Contemporânea Havana, Cuba.

Como bailarino e coreógrafo é uma mescla da técnica de dança / teatro contemporânea cubana, influência da cultura Afro-cubana, capoeira Brasileira e técnicas asiáticas de movimento em relação com a mente (Qigong, Taichi e Aikido).Esta mistura de técnicas, em combinação com os anos de trabalho profissional abrangendo todos os níveis etários, produziram uma forma muito específica de trabalho em conjunto com a dança; dando a técnica de uma forma diferente das conhecidas pela maneira como é realizada, contacto e improvisação.

Marta Lobato de Faria

Técnica de Dança Contemporânea
Intermédio

Oficina Coreográfica
Intermédio

Licenciada em Dança pela Rotterdamse Dans Academie (CODARTS) / Holanda, detentora do diploma do Curso de Formação de Bailarinos da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Marta Lobato de Faria foi estagiária na Companhia Ballet Contemporâneo do Norte – Portugal, e na Companhia Dansgroep Kristina de Châtell – Holanda. Como freelancer, participou em diversos projectos pela Europa, com os coreógrafos André Gingras, Jack Gallecker, Anne Van de Broek, Neel Verdoom,  Jelena Kostick, Julia Reviera, Yonel Castilla Serrano, entre outros. Também a nível profissional trabalhou com as companhias United C, Merkx & Dansers e desde 2010 é bailarina da Companhia Olga Roriz. No seu curriculum evidencia , desde 2006, experiência de leccionação a bailarinos em várias instituições, entre elas : FOR – Formação Olga Roriz, Fontys Dance Academy, Quorum Ballet, Escola Superior de Dança, Academia Espaço Dança/ILÚ, Academia de Dança de Alcobaça, Performact, Helmond Dans Academie e Companhia de Dança de Faro, ao nível nacional e internacional. Em 2009, funda ILÚ – Associação Dança-Teatro de Intervenção Urbana e em 2012 funda e assume a direcção da Academia Espaço Dança/ILÚ.

Catarina Moreira

Técnica de Dança Contemporânea
Elementar

Oficina Criativa
Elementar

Iniciou os seus estudos de dança na Escola de Dança do Orfeão de Leiria, e concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Dança, na Escola Superior de Dança. Enquanto bailarina intérprete, destacam-se as experiências profissionais como bolseira da Companhia Paulo Ribeiro e como bailarina integrante do elenco da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Lisboa, sob a Direção de Vasco Wellenkamp.

Atualmente leciona Técnica de Dança Contemporânea na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). Conjuntamente à área da docência, desenvolve um trabalho de criação, na conceção de inúmeras coreografias, no âmbito nacional e internacional, para escolas, galas e eventos, grupos de dança, na orientação de diversos workshops e cursos de dança, e na integração do núcleo de jurados em concursos de dança internacionais. Entre as várias entidades para as quais trabalhou como convidada, nomeiam-se: o Conservatório de Dança de Macau, John Cranko School (Estugarda, Alemanha), Escola de Dança de Perm (Rússia), Associazone Europea Danza (Livorno, Itália), Passo de Arte (Brasil), Academia Vaganova de Ballet Russo (São Petersburgo, Rússia) e Boris Eifman Dance Academy (São Petersburgo, Rússia). Tem-se, igualmente, destacado na preparação de alunos para concursos de Dança internacionais (nas categorias de Dança Contemporânea), bem como na criação das coreografias para as respetivas participações. Neste contexto, alcançou vários prémios de mérito internacional – Medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os alunos intérpretes e Prémios de Melhor Coreógrafa – nomeadamente nos concursos Arabesque Competition (Perm, Rússia), Benjim Dance Competition (China), Eurovision Young Dancers (Noruega, 2011), Jackson’s International Ballet Competition (EUA), Korea International Ballet (Coreia), Prix de Lausanne (Suíça), TanzOlymp Competition Ballet (Berlim), Valentina Kozlova Competition (EUA), Varna Competition Ballet (Polónia) e Youth American Grand Prix Dance Awards (EUA).

República Portuguesa | Educação