Outras áreas

Professores

Fernando Duarte

Técnica de Dança Clássica – Avançado
Repertório Clássico – Avançado

Natural de Lisboa, nasceu em 1979. Estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal sob orientação dos professores Maria Bessa e António Rodrigues. Em1995/96 foi bailarino estagiário na CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1996, onde foi Bailarino Principal. Em 2005/2007 foi Solista no Ballet Nacional da Noruega. Dançou a maioria dos papeis principais do repertório clássico assim como bailados do universo neo-clássico e contemporâneo. De 2011 a 2017 foi Mestre de Bailado e Ensaiador na CNB onde também coreografou novas versões de O Lago dos Cisnes (2013), O Quebra-Nozes (2014), O Pássaro de Fogo (2015) e La Bayadère (2016), para além de Cimbalo Obbligato em 2010. Também coreografou para outras companhias, tais como a CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea e Dançarte, assim como vários ‘pas-de-deux’ para galas internacionais. Foi co-autor do espectáculo para crianças Cinderela em bicos de pés e Dó, Ré, Mi, Perlimpimpim. Lecciona Técnica de Dança Clássica desde 2008 e é, atualmente, Professor na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, assim como Professor Convidado em diversas escolas nacionais e internacionais. Convidado a participar em conferências sobre Arte e Dança, Fernando Duarte é, também, doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como coreógrafo, dedica-se presentemente à criação de projetos independentes. Em janeiro de 2018 funda a Dança em Diálogos – Plataforma Coreográfica, juntamente com Solange Melo com quem partilha a direção artística. Em 2018 cria o bailado Murmúrios de Pedro e Inês e ganha com esse bailado o Prémio da Dança Anna Mascolo atribuído pelos Mirpuri Foundation Awards 2018.

Carmen Larraz

Técnica de Dança Contemporânea –Intermédio/ Avançado
Oficina Coreográfica – Intermédio/ Avançado

Carmen iniciou seus estudos em Dança na Escola de Dança de Pamplona e continuou em Madrid. Em 2000, recebeu uma bolsa para estudar em P.A.R.T.S, para o x-group, em Bruxelas, onde completou seus estudos de dança contemporânea. Trabalhou para: Salva Sanchis, Frey Faust, Deja Donne, a companhia de circo contemporânea Rital Brocante, com Roberto Magro, e Iztok Kovac En-Knap. Dançou com David Zambrano no Rabbit Project e foi convidada por Pep Ramis, da Malpelo Dance Company para o laboratório de pesquisa de improvisação. Desde 2009, tem a sua residência em Pamplona e começa a desenvolver trabalhos pessoais em colaboração com artistas de diferentes áreas. Em 2013 cria a empresa Dínamo Dance e cria a primeira produção com o apoio do Ministério da Cultura de Navarra e da Theathre Gayarre: “Broken Arrow”. A companhia apresentou-se em vários festivais como Prisma, Panamá, concurso internacional Zawirowania, Festival Internacional de Dança, Lekuz Leku, Villareal EnDansa, México, Barcelona, ​​Colômbia … Em 2016, recebe o segundo prêmio no International Solo Dance Contest. Gdansk, com seu solo “Dynamo”, e participa do 30º Certamen Coreográfico Madrid com o dueto Lights and Shadows, onde consegue o prémio de duas residências artísticas. Colaborou para o trabalho coreográfico de Bertha Bermudez “Belleza Robada”, estreado no Gayarre Theatre. Foi bailarina e assistente artística da peça “El Silêncio das Flores”, de Marta Coronado, criada para o Prémio Principe de Viana de Lainez 2016. Em 2016, Carmen cria e assume a direcção artística de Danzad Danzad Malditos, um espaço aberto, festival de dança independente celebrado no Centro Histórico de Pamplona, ​​que é comemorado todos os anos. Em 2019, juntamente com Marta Coronado e Laida Aldaz cria e co-dirige La Faktoria, Centro Coreográfico Internacional. Geralmente ensina dança contemporânea e improvisação, e continua a aprender e desenvolver o seu trabalhoe pesquisa em artes marciais.

Sandra Resende

Técnica de Dança Clássica – Intermédio
Repertório Clássico – Intermédio

Sandra Araújo Kuznetsona Resende completou o curso de 8 anos na E.D.C.N.
(Escola de Dança do Conservatório Nacional) e fez uma pós graduação de 2
anos na Academia de Dança Vaganova de São Petersburgo onde obteve o
diploma de Bailarina.
Dançou em diversas companhias internacionais papéis solistas e principais de
diversos ballets de repertório bem como novas criações coreográficas.
As companhias em que trabalhou ao longo da sua carreira:
• Mali Theater, São Petersburgo – Russia
• Europa Dance – França
• C.N.B. – Portugal
• N.B.T. – Inglaterra
• GregorSeyfertCompagnie, Dessau – Alemanha
• LandesbuhneSachsen, Dresden – Alemanha
• Hagen Ballet – Alemanha

Ao longo da sua carreira Sandra Resende participou ainda em diversos
festivais internacionais e prémios de renome mundial, entre eles o Festival de
Cuba Organizado por Alicia Alonzo, o 1o Festival Internacional de Dança de
Dessau e no Prix Benoit de la Dance onde interpretou conjuntamente com o
seu partner o pas de deux do ballet Marquis de Sade.
Em Outubro de 2016 tornou-se Mestre em ensino da Dança pela ESD

Neste momento Sandra lecciona TDC (Técnica de Dança Clássica) na Escola
de Dança do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Dança.
Exerceu também funções de ensaiadora e professora convidada no Quorum
Ballet, e de professora de TDC do Projecto da Quorum Academy.

Maria Telo de Abreu

Técnica de Dança Clássica – Elementar

ARAD RAD RTS

Natural de Lisboa, viveu em Elvas até aos seis anos de idade tendo regressado a essa mesma cidade vinte anos mais tarde. Aí dirige a sua própria escola de Dança, A.D.E.- Academia de Dança de Elvas, e dirigiu a Academia Municipal de Dança e Artes Performativas desse mesmo Município entre os anos de 2008 e 2011.
Professora registada da RAD (Royal Academy of Dance) e supervisora da Faculty of Education de Londres, adquiriu a sua formação em Dança entre Lisboa (Centro de Formação de Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e EDCN- Escola de Dança do Conservatório Nacional); Royal Academy of Dance e Faculty of Education (Londres); e
Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa onde concluiu o curso de Mestrado em Ensino de Dança em 2014.
Foi aluna bolseira da Royal Academy of Dance nos anos de 1995, 1997 e 1998; do Ministério da Educação e do BCP- Banco Comercial Português em 1998.
Enquanto aluna concluiu os cursos da Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação do Mestre Jorge Garcia; e Royal Academy of Dance onde se formou com Honours sob a orientação da professora June Mitchel.
Dançou profissionalmente durante sete anos na CNB- Companhia Nacional de Bailado onde interpretou inúmeros papéis em bailados do repertório clássico, neoclássico e contemporâneo; tendo-se destacado em bailados como Agon, Who Cares?, e Serenade de George Balanchine, In the Middle Somewhat Elevated de William Forshythe,
Aract de Kevin O ́Hare, Giselle de George Garcia, Cinderela de Michael Corder, Copélia de Armando Jorge, Bela Adormecida de Ted Bendsen, entre outros.
Enquanto professora especializou-se no 7o e 8o ano de raparigas (11o e 12o ano do ensino regular) do Ensino Artístico Especializado em Dança na EDCN-Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação da professora Irina Zavialova.
Em simultâneo com a sua carreira ligada à dança, é ainda Instrutora de Pilates, formada pela Polestar Pilates (Filipa Mayer) e pela ALM Pilates, possuindo Cédula Profissional de Treinadora Desportiva do IDP.
Professora Certificada em Progressing Ballet Technique, formada pela própria Marie Walton Mahon em 2018.
Enquanto professora convidada tem leccionado aulas de Técnica de Dança Clássica, repertório, variações e pontas na Escuela Profesional de Danza María Montero de Espinosa em Espanha e no Summer Dance Intensive da Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Paralelamente à sua formação em Dança, na área artística, Maria estudou desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, concluiu o Terceiro Grau de Teoria Musical da Associated Board of the Royal Schools of Music, e estudou piano e violino.
Como complemento à sua formação na área do fitness e reabilitação formou-se em Quiromassagem Superior, Reflexologia Podal, Reiki, Moxibustão e Ventosas no Instituto Kiros em Espanha.

Inês Godinho

Técnica de Dança Contemporânea – Elementar
Oficina Criativa – Elementar

Nascida em Lisboa a 28 de Outubro de 1989, iniciou-se na dança no ano 1992 no Ginásio Clube do Sul e na Royal Academy of Dance.

Em 1999 ingressou na Escola de Dança do Conservatório nacional que finalizou em 2007, obtendo o diploma de Bailarina Profissional.

Enquanto aluna do Conservatório trabalhou com variados professores e coreógrafos de renome nacional e internacional.

Ao longo da sua carreira frequentou vários cursos de dança e workshops, nomeadamente na Royal Ballet School.

Em Outubro de 2007 tornou-se membro do Quorum Ballet e desde então, tem dançado todo o repertório da Companhia.

Em 2011 coreografa para 6º aniversário da Companhia a sua primeira peça “Eventually we find our way”.

Desde então tem sido coreógrafa assídua do Quorum Ballet.

Coreografou também para a Escola de Dança do Conservatório Nacional e Projecto Quorum.

Em 2014/2015, em conjunto com Filipe Narciso, dá assistência coreográfica a Daniel Cardoso na Companhia Nacional da Albânia (TKOBAP).

Leciona aulas de dança em algumas academias de dança incluindo no Quorum Academy.

Em 2016, leva a concurso o dueto ‘Good Morning Sunshine’ através do Quorum Academy e, consegue o 1º lugar em duas distintas competições em Portugal.

Marta Almeida

Barra de Chão

Marta Almeida nasceu em Lisboa, em 1993.
Aos 9 anos, iniciou os seus estudos em dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional em Lisboa, onde completou os seus estudos em junho de 2011.
Entre 2011 e 2014, continuou a sua formação profissional, nomeadamente na área da Dança Contemporânea, na Companhia Ballet Junior de Genève, aproveitando a bolsa de estudos concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Ao longo desses 3 anos, como bailarina da Companhia Ballet Junior de Genève, participou em todas as produções e tournées da companhia, tendo realizado diversos repertórios de Stijn Celis, Ken Ossola, Barak Marshall, Andonis Foniadakis, Hofesh Shechter, Gustavo Ramirez Sansano, Cindy Van Acker entre outros.Desde 2015 é bailarina freelancer e tem participado em vários projetos em Genève, Lisboa e Bruxelas.
Atualmente está a concluir o mestrado em Ensino de Dança na ESD, em Lisboa.

Maria Temporao

Urban Dance – Maria Temporao AKA Bgirl MaryRock

Professora de danças urbanas em diversas escolas e colégios, nomeadamente Showit Dance Academy, Colégio Nuclisol Jean Piaget….
Presidente e mentora da ANDA- Associação Almada Não Dorme
Organizadora de diversos eventos urbanos, nomeadamente Festival Urbano de Almada, Let’s Battle, Sunset Battle e espetáculos de dança.
Participação em diversos eventos, assim como palco dança “Sol Da Caparica”
Bailarina da companhia artística “Alcateia”.

República Portuguesa | Educação