Outras áreas

Mensagem de Boas Vindas

ANO LETIVO 2019-2020
CARTA DE BOAS VINDAS

A Direção da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional dá as boas-vindas a todo/as o/as novo/as aluno/as, assim como aos/às respetivo/as pais/ mães e encarregado/as de educação e deseja a todo/as um excelente ano letivo.

O objetivo principal da EADCN é formar bailarino/as profissionais nas áreas da dança clássica e da dança contemporânea. O plano de formação dos cerca de 160 alunos que hoje frequentam esta instituição pública integra as disciplinas de dança e os estudos na área de formação geral, desde o 2º ciclo até ao final do ensino secundário, sendo que os resultados têm sido, de um modo geral, exemplares, quer na área artística, quer na área académica.

FREQUÊNCIA DA EADCN

1 RECOMENDAÇÕES

– Tendo em conta a especificidade da EADCN, espera-se de todos os alunos que a frequentam um comportamento adequado ao grau de concentração e de exigência que o ensino da Dança pressupõe;

– Pede-se aos pais e encarregados de educação:

1) que acompanhem atentamente o percurso dos seus educandos ao longo de todo o ano letivo;

2) que organizem o seu quotidiano por forma a que os seus educandos regressem a casa imediatamente após o fim da última aula de cada dia. Sublinhe-se que a escola não tem condições para tomar conta dos alunos após o término das aulas.

– Os alunos devem fazer-se acompanhar, desde o 1.º dia de aulas, de todo o material necessário, quer para as aulas do ensino artístico, quer para as aulas do ensino académico;

– Os alunos devem ter um fato de treino (para ser usado nos intervalos entre as aulas de dança), assim como uma bolsa de cintura;

– Os alunos devem guardar e ter todos os objetos de valor consigo e ser responsáveis pelos seus bens pessoais (carteiras, telemóveis, etc.).

 

2 OS CACIFOS

– No princípio do ano letivo, serão distribuídos, gratuitamente, cacifos aos alunos que deverão adquirir um cadeado. Este deverá ser, de preferência, de chave, sendo que todos os alunos depositarão obrigatoriamente uma chave sobresselente de cada um dos respetivos cacifos na Portaria (junto do funcionário);

– Os alunos são responsáveis pela manutenção dos seus cacifos e serão responsabilizados por eventuais danos que venham a ocorrer nos mesmos;

 

3 A CADERNETA DO ALUNO (apenas para os alunos que frequentam o Ensino Básico – do 1.º/5.º ano ao 5.º/9.º ano)

– A «caderneta do aluno» – cujo uso é obrigatório – será distribuída gratuitamente a todos os alunos que frequentem o Ensino Básico, e terá um período de validade de 2 anos;

– Todos os alunos devem ter a caderneta sempre consigo. Esta funcionará como um instrumento essencial de comunicação entre os professores e/ou o Diretor de Turma e os Encarregados de Educação;

– A ausência da caderneta, por parte do aluno, poderá dar origem a uma falta (equiparável a falta de presença);

– Caso o aluno perca ou danifique a sua caderneta, terá, obrigatoriamente, que adquirir uma nova na papelaria da escola.

 

4 OS DIRETORES DE TURMA

– Os Diretores de Turma (DT) são o elo de ligação com os outros professores da turma e com os pais e encarregados de educação;

– Os DT dispõem, no seu horário, de 1 hora de atendimento semanal (que será oportunamente divulgada e afixada);

– Os DT promovem e realizam reuniões trimestrais com os respetivos encarregados de educação;

– Os pais e encarregados de educação não devem abordar os professores diretamente. Quando necessitarem de o fazer, deverão contactar o DT para o efeito.

 

5 A AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS NUCLEARES DE TÉCNICA DE DANÇA CLÁSSICA (TDC) E DE TÉCNICA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (TDCont)

– Nas disciplinas nucleares de TDC e TDCont, os alunos serão obrigatoriamente submetidos, no final do 1.º e do 2.ºperíodos, a testes práticos; no final do 3.º período, serão avaliados, mediante a qualidade da sua prestação, em provas públicas (que funcionam igualmente como Provas Globais, no 2.º/6.ºano, como Provas de Acesso, no 5.º/9.ºano, e como Exames, no 8.º/12.ºano).

– Os referidos testes e provas públicas serão sempre avaliados por um júri designado pelo Diretor da EADCN para o efeito.

 

6 AS SENHAS DE REFEIÇÃO

– Será disponibilizado aos alunos um cartão para consumo no bar, papelaria e refeitório (senhas de refeição). Até à sua entrega, os pagamentos acima indicados poderão ser feitos em dinheiro, temporariamente, pois este procedimento acarreta responsabilidade e trabalho acrescido à funcionária de serviço.

– Todas as operações referentes ao cartão tais como aquisição de senhas, consulta de saldo, poderão ser feitas online através do site da EADCN. Não é por enquanto possível efetuar o carregamento do cartão por esta via. O eventual cancelamento/ troca de refeições poderá igualmente ser feito no site até às 24 horas do dia anterior. Pede-se a todos que, caso saibam que não vão consumir a refeição já reservada, procedam ao seu cancelamento/ troca a fim de evitar desperdícios de comida.

– As senhas têm de ser adquiridas até às 13:00h da sexta-feira anterior, para as refeições da semana seguinte.

– As senhas de refeição poderão ser carregadas no cartão mensalmente, semanalmente ou diariamente. Porém, o seu carregamento no cartão é obrigatório, e se realizado no próprio dia, acarreta uma taxa de 0,30 euros, a ser suportada pelo próprio.

Os preços das senhas de refeição são os seguintes: senhas compradas no próprio dia – 1,76€; senhas compradas pré-adquiridas – 1,46€.

– Os alunos que beneficiem do Escalão B (ASE) pagam, pelas referidas senhas, 1,03€ (se compradas no próprio dia), e 0,73€ (se compradas previamente).

– As senhas de refeição (almoço) são gratuitas para todos os alunos que beneficiem do Escalão A do ASE.

– Todos os alunos que possuam restrições ligadas à sua dieta alimentar devem comunicá-lo, de imediato, devendo os Pais/ Encarregados de Educação preencher o respetivo formulário junto dos serviços administrativos.

 

7 O ESPAÇO ESCOLAR

– Os alunos são responsáveis pela manutenção e preservação de todos os espaços escolares por si utilizados e serão responsabilizados por eventuais danos estragos que venham a causar nos mesmos.

– Os espaços da Escola encontram-se divididos por quatro edifícios:

O edifício principal, onde se encontra a Direção, a Secretaria, a Portaria, o Bar, a Biblioteca, a Sala de Convívio, as salas 1 (Música), 2, 3, 4, 5 (Educação Visual), 6 e 7 (Ciências), a Sala dos Professores, a Sala dos Diretores de Turma, os Estúdios de Dança 1 e 2, os balneários para todos os alunos do 1.° ao 4.° grau de dança, uma casa de banho para as alunas e uma casa de banho para os Professores;

O edifício adjacente (em obras parciais e partilhado com a Escola de Música do Conservatório Nacional), onde se encontram os Estúdios 3 e Estúdio Mestre Jorge Garcia (7), e os balneários para os alunos dos restantes anos (5.º e 6.º graus de dança – E3; 7.º e 8.º – E7).

– As instalações do DanceSpot em Campolide, onde se encontram os restantes estúdios, DS1, 2, 5 e 6.

– As instalações na Academia das Ciências, na rua do mesmo nome, onde se encontram três salas de aula, AC1, 2 e 3, um Gabinete de Apoio Educativo/ Ensino Especial/ Psicologia, parte do Centro de Produção e do Guarda-Roupa.

 

8 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

– Durante o ano letivo, os alunos poderão ser convocados pela EADCN para realizarem ensaios para além do horário escolar em dias de semana, aos sábados ou períodos de interrupção letiva.

 

9 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

– Para a consolidação dos bons resultados da EADCN, muito tem também contribuído a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EDCN (APEEEDCN), que se tem afirmado cada vez mais como um elemento essencial do nosso projeto, através de uma participação muito ativa nas atividades e promoção da escola.

 

10 ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

– Outro elemento essencial do nosso projeto, a Associação de Estudantes, ressurgiu no ano passado e deverá consolidar-se, legalmente, este ano, devendo promover-se a angariação de associados, no sentido da participação cívica e democrática.

 

11 OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

– O Regulamento Interno da Escola (RI) e o Projeto Educativo de Escola (PEE) encontram-se disponíveis no site da EADCN, em www.edcn.pt. O Plano Anual de Atividades (PAA) será também oportunamente divulgado;

– Os programas e critérios de avaliação de cada disciplina serão disponibilizados nos serviços administrativos, mediante requisição e pagamento de cópia, após aprovação em Conselho Pedagógico a acontecer até final do mês de outubro.

SÓ para o ensino secundário, as aulas de Repertório Clássico e Repertório Contemporâneo e Seminários iniciar-se-ão a 23 de setembro. As aulas de Pas-de-Deux, FCT e Oficina Coreográfica iniciar-se-ão a 30 de setembro.

– As aulas de Apoio Educativo terão início no dia 1 de outubro.

 

EADCN, 11 de setembro de 2019
Diretor
Paulo Ferreira

República Portuguesa | Educação